Publicidade

Os melhores animes com minas incríveis no comando, de acordo com o reddit

Todo mundo sabe que a Princesa Mononoke pisa muito.

por Annie Lord; Traduzido por Mariana Miyamoto
|
ago 15 2018, 10:00am

Imagem via YouTube

Publicidade

Longas de anime muitas vezes são liderados por mulheres fortes. Enquanto as princesas da Disney são geralmente educadas, sentimentais e dominadas por homens – é só ver a Ariel de A Pequena SereiaI, que literalmente abre mão de sua voz pra ficar com o príncipe Eric – animações japonesas retratam uma imagem completamente diferente das mulheres; desde princesas guerreiras a mães solteiras fazendo tudo pelos filhos (mesmo quando são metade lobisomens).

“Muitos dos meus filmes são liderados por mulheres fortes,” o icônico diretor do Studio Ghibli, Hayao Miyasaki, disse uma vez em uma entrevista. “Garotas corajosas e autossuficientes que não pensam duas vezes antes de lutar pelo que acreditam com todo o seu coração. Elas precisam de um amigo, ou de um ajudante, mas nunca de um salvador. Qualquer mulher é capaz de ser heroína como qualquer homem.”

Para encontrar os melhores longas de anime com mulheres interessantes – que não precisam de um homem com uma espada para salvá-las – pesquisamos em vários fóruns do reddit pra o que a galera super fã de animes está assistindo.

Nausicaä do Vale do Vento

A história de Nausicaä do Vale do Vento se passa em um mundo pós-apocalíptico no qual os humanos lutam pelos últimos recursos naturais e conta a história de Nausicaä, uma jovem princesa envolvida na guerra. Em vez de vestidos de princesas esvoaçantes, Nausicaä usa um macacão e uma máscara de gás. Ela é uma guerreira amante da natureza, extremamente interessada em ciência, e quando se depara com um possível romance, ao invés de flertar, ela começa a falar sobre sua extensa coleção de insetos.

O que o reddit diz: ”Nausicaä é uma guerreira, mas sua maior força está em sua compaixão.”

O que o Rotten Tomatoes diz: 87%


Crianças Lobo

Crianças Lobo conta a história de Hana, uma jovem mãe que se vê obrigada a criar seus dois filhos sozinha após a morte do pai lobisomem. Ela fica desolada com sua perda, mas permanece forte e se esforça muito para proteger Yuki e Ame enquanto eles alternam constantemente entre a forma humana e de lobo, está sempre consertando a casa abandonada onde vivem e sustenta sua família com sua própria horta. Assista se quiser se desidratar de tanto chorar.

Publicidade

O que o reddit diz: “Eu chorei muito por causa da força e do amor que Hana tem por seus filhos, e todas as dificuldades que ela enfrenta pra que eles tenham uma vida boa.”

O que o Rotten Tomatoes diz: 94%


Princesa Mononoke

Princesa Mononoke retrata San, uma humana criada em uma floresta por uma deusa loba chamada Moro. Ela é durona, e quando conhece um príncipe bonitão chamado Ashitaka, em vez de ficar animadinha ela o rejeita friamente e prossegue em sua missão de matar Lady Eboshi – a proprietária de uma empresa que está acabando com o meio ambiente e fabricando ferro e armas. Eboshi é outra personagem feminina interessante, e considerando que ela está acabando com a paisagem para expandir sua indústria, ela assume o papel de vilã. Porém, dentro da fortaleza de Eboshi existe um coletivo socialista liderado por escravos libertos, leprosos e mulheres.

O que o reddit diz: “Reverencie o melhor anime de todos os tempos”

O que o Rotten Tomatoes diz: 92%


Uma carta para Momo

Uma Carta para Momo de Hiroyuki Okiura explora a dor da perda e do arrependimento de uma pessoa jovem demais pra conseguir lidar com isso. Após seu pai desaparecer no mar, uma garotinha de 11 anos chamada Momo sai de Tóquio e se muda para uma ilha remota onde vive sua mãe. Em pouco tempo ela se vê deprimida e solitária, assombrada pelas palavras horríveis que disse a seu pai antes de ele partir. Incapaz de apreciar as florestas cobertas de musgo e os mares azul-turquesa de seu novo mundo, ela fica obcecada por uma carta que seu pai começou e nunca terminou, lembrando de tudo o que não foi dito. No entanto o alívio chega até Momo através de três goblins que são designados para cuidar de Momo e sua mãe até que a alma de seu pai possa retornar. À medida que Momo supera seus medos e consegue evitar uma tragédia e finalmente enxergar a beleza de seus arredores, o filme arranca seu coração delicadamente.

Publicidade

O que o reddit diz: “Os goblins são tão fofos, especialmente suas barriguinhas, quero ter um de estimação.”

O que o Rotten Tomatoes diz: 80%


Perfect Blue

Esse thriller pesado mostra a popstar idolatrada Mima Kirigoe enquanto sua carreira de atriz segue uma espiral decrescente rumo a uma crise de identidade sangrenta e dolorosa. A imagem azulada e melancólica é acompanhada por uma narrativa igualmente deprimente. Mima é coagida por um produtor a fazer parte de uma cena explícita de um estupro cometido por uma gangue que nunca esteve no roteiro original. “Não é como se eu estivesse realmente sendo estuprada,” ela explica a seu assistente. E então um fotógrafo desprezível insiste que ela tire toda sua roupa. “Seja mais ousada! Seja mais intensa!” ele diz. Mima tem seu corpo abusado ao ponto de ficar traumatizada. Cadáveres começam a surgir ao seu redor, enquanto seus pensamentos mais íntimos são publicados misteriosamente em seu site. O assunto problemático do filme é ainda mais perturbador depois que as revelações de Harvey Weinstein expuseram o quão obscura essa indústria realmente pode ser.

O que o reddit diz:Cisne Negro foi inspirado em Perfect Blue mas não chega nem perto de expressar a obscuridade sufocante da mesma forma.”

O que o Rotten Tomatoes diz: 73%


A Garota que Conquistou o Tempo

Essa história agridoce fala sobre uma estudante chamada Makoto que descobre que consegue voltar no tempo. Makoto usa essa habilidade como qualquer típico adolescente usaria: ela refaz provas, come muita comida e embarca em longas sessões de karaokê. Ela também tenta impedir que dois amigos se apaixonem por ela, eliminando quaisquer sinais de um possível romance. O filme mostra como devemos aprender a aceitar a vida como ela é e não se apegar a arrependimentos do passado.

Publicidade

O que o reddit diz: “Se você curte filmes com loops no tempo como Groundhog Day, histórias sobre amadurecimento como Your Name e até mesmo filmes como 17 Again (é isso mesmo que você leu), você vai realmente curtir desse filme.”

O que o Rotten Tomatoes diz: 88%


O Serviço de Entregas da Kiki

Em O Serviço de Entregas da Kiki, uma bruxinha de 13 anos é obrigada a sair de casa pra ir a um treinamento secreto de magia. Poderia ser essa Kiki sobre a qual o Drake canta? Mesmo se fosse, ela provavelmente não se importaria, pois está muito mais interessada em lançar feitiços. Kiki é obstinada e voa entusiasmada em sua vassoura, mas logo acaba perdendo seus poderes mágicos: "Eu voava sem nem precisar pensar", diz ela em uma cena. "Agora estou tentando olhar para dentro de mim e descobrir como eu fazia isso." O enredo pode ser sinuoso e livre, mas sob sua superfície ensolarada e gloriosamente animada, existe um paralelo com questões como o crescimento como mulher, independência, insegurança e o despertar sexualidade.

O que o reddit diz: “Kiki é o tipo de anime que assisto quando estou chateado.”

O que o Rotten Tomatoes diz: 97%


O Castelo Animado

O Castelo Animado se passa em uma cidade europeia fictícia, repleta de navios retrofuturistas e colinas esverdeadas. Depois que uma bruxa transforma a heroína Sophie em uma mulher de 90 anos, a personagem constrangida sai em busca de um jeito de quebrar a maldição. Ela sobe a bordo de uma fortaleza flutuante, faz amizade com um demônio de fogo, e se passa por uma bruxa que impede que uma guerra se inicie. Ao longo de sua jornada, ela passa a se sentir confiante em si mesma, obscuramente confortável em sua pele enrugada: "O bom de ser velha é que você tem muito pouco a perder". É somente através de um confronto com sua própria velhice que as rugas começam a desaparecer. Como Peter Bradshaw comentou no The Guardian : “Uma das grandes verdades de O Castelo Animado é que a juventude nem sempre é uma deliciosa bênção perdida na juventude. É uma tortura que os jovens não merecem.” Em um mundo onde as mulheres devem permanecer jovens para manter a relevância cultural, filmes como O Castelo Animado e protagonistas como Sophie mostram que envelhecer significa tornar-se mais sábio e a que a juventude não é tudo isso.

Publicidade

O que o reddit diz: “Visualmente estonteante”.

O que o Rotten Tomatoes diz: 87%


A Viagem de Chihiro

A Viagem de Chihiro conta a história de Chihiro, uma garotinha de 10 anos rabugenta e com bochechas gordinhas que se muda para um novo bairro e acidentalmente acaba entrando no mundo dos espíritos. Após seus pais serem transformados em porcos pela bruxa Yubaba, Chihiro é obrigada a se aventurar pelo mundo dos sonhos, arrumando um emprego na casa de banho de Yubaba para encontrar um jeito de libertar a si mesma e a seus pais e voltar ao mundo dos humanos. Ela enfrenta destemidamente um homem aranha com seis braços, um monstro sem rosto e um enorme "espírito do fedor" que vomita o conteúdo pegajoso de um rio altamente poluído sobre ela. Enfrentando monstros que mudam de forma - o espírito do fedor é revelado como um deus do rio, um corvo é transformado em uma mosca, um bebê gigante vira um rato – Chihiro deixa de ser uma criança brincalhona e vira uma protagonista ativa e perseverante.

O que o reddit diz: “Toda vez que fico bêbado eu fico enchendo o saco das pessoas falando que elas precisam ver esse filme.”

O que o Rotten Tomatoes diz: 97%

Esta matéria foi originalmente publicada na i-D US.

Siga a VICE Brasil no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Mais de vice