FYI.

This story is over 5 years old.

Games

Uma boa alma está resgatando games em flash da Nintendo das profundezas da internet

Estes joguinhos para web foram abandonados pela companhia japonesa, mas um salvador está a caminho.

Um modder fã da Nintendo sob a alcunha Skelux lançou uma campanha para preservar os games em flash lançados pela Big N.

Sim, a Nintendo já criou jogos em flash. Naquela época em que a internet era um lugar mais bacana e acolhedor, a empresa lançava joguinhos em flash de forma a antecipar lançamentos maiores, caso de Animal Crossing, Metroid Prime e Luigi's Mansion todos acompanhados por games de navegador no site da Nintendo.

Publicidade

Foram bons tempos, mas que não duraram muito. Levando em conta a natureza efêmera do Flash, estes jogos logo sumiram das vistas do público ao passo em que a Nintendo ia tirando os sites do ar. A Nintendo, porém, não está sozinha nessa: de Toontown da Disney a diversos jogos de Bob Esponja, muitos foram vítimas do formato quase obsoleto.

Triste, né? Mas nem tudo está perdido: em seu site, Skelux reuniu 48 games que cobrem mais de uma década de história da Nintendo, incluindo jogos para seis consoles lançados entre 1999 e 2010.

Os melhores são minigames completos, caso do jogo que acompanhou o lançamento de Metroid Prime, que coloca os jogadores dentro do visor de Samus para uma caça ao tesouro. Os mais fracos são pouco mais que páginas interativas, por mais que seja impossível detestar o Puppy Quiz de Nintendogs Challenge.

De acordo com postagem no YouTube, Skelux recuperou os jogos um a um, usando a Wayback Machine e passando um pente fino no Internet Archive em busca de arquivos faltantes, recompilando-os de forma a transformá-los em games funcionais para seu acervo.

No momento, cerca de metade dos títulos estão incompletos. Alguns como o jogo em flash para Mario & Luigi: Partners in Time's não tem como rodar por não estarem com seus arquivos completos.

A busca é contínua e Skelux oferece 50 dólares para quem puder fornecer arquivos – um pequeno preço a ser pago para manter a memória de tantos títulos em flash da Nintendo de outrora.

Nasce um herói.

Leia mais matérias de ciência e tecnologia no canal MOTHERBOARD.
Siga o Motherboard Brasil no Facebook e no Twitter.
Siga a VICE Brasil no Facebook , Twitter e Instagram .