FYI.

This story is over 5 years old.

Actualidad

Filmes: Grand Budapest Hotel

Wes Anderson presenteia-nos com uma história de encantar.

Wes Anderson

Era uma vez um filme que contava a história de um livro que contava a história de um hotel.

Nesse hotel, tudo era Grand(e), mas de Budapeste só tinha o nome. Situava-se na república imaginária do Zubrowka, encavalitado numa montanha tão íngreme como a escalada de aventuras que lá se passaram.

Comecemos então pelo Zero, o prestável rapazinho vindo das Arábias que acabava de ser contratado como paquete do Grand Budapest Hotel. Rapidamente Zero Moustafa (Tony Revolori) se torna o atento aprendiz e fiel companheiro do nosso protagonista, o “concierge” dos “concierges”: Monsieur Gustave H (Ralph Fiennes).

Publicidad

Em plenos anos 30, nas vésperas de estalarem os primeiros foguetes de uma guerra prestes a eclodir, morre uma das inúmeras amantes “idosas, louras e carentes” que M. Gustave coleccionava nos quartos do famoso hotel.

A morte de Madame D. (Tilda Swinton) deixa-lhe, para além de parte da herança, acusações indevidas e peripécias mirabolantes provocadas pela família da velha, assombrada pela ganância.

Como nos desenhos animados, aqui também há fugas e perseguições mirabolantes, pancadaria e tiroteios, um vilão implacável, o roubo de um quadro valioso, sociedades secretas, uma amizade redentora, e até uma espontânea e descabida história de amor entre a bela Agatha e Zero, o corajoso lobby boy.

Wes Anderson presenteia-nos com uma história de encantar, embrulhada em cenários minuciosos com tons de rosa, e enfeitada com o elegante guarda roupa costurado à medida. Sem deixar escapar a habitual banda sonora deliciosa de Alexander Desplat, recheada com um elenco de rir e chorar por mais, empratada com fugazes movimentos de câmara e a clássica simetria de planos em ponto de rebuçado.

Tudo isto confeccionado com a sua paixão pelo passado, temperado com comicidade irónica q.b. e uma pitada de nostalgia pelo charme da decadência europeia.

Porque é mesmo isso que Anderson é. Um cozinheiro de histórias fantásticas. E, neste filme, é caso para dizer que a sua ambição ficou devidamente hospedada numa suite de luxo no Grand Budapest Hotel.